Saiba como lavar bicicleta corretamente

Saiba como lavar bicicleta corretamente

Ter uma bike em casa para passear com a família nos fins de semana ou fazer trilhas é muito gostoso, mas o equipamento também exige um pouco de manutenção, claro. Portanto, é preciso saber como lavar bicicleta do jeito certo, para mantê-la sempre conservada.

Para quem não sabe como fazer esse procedimento o ideal é levar a bicicleta em uma oficina especializada. Porém, com cuidado e seguindo as orientações a seguir, você poderá lavar a sua. Confira!

Separe os materiais necessários

Para lavar a sua bicicleta, você precisará de alguns itens de limpeza que podem ser encontrados em lojas que vendem itens de manutenção de bicicleta. Confira quais são os itens:

  • mangueira ou balde com água (mas não utilize a mangueira nos rolamentos da bike, pois isso causa a falta de lubrificação);
  • esponja não-abrasiva (nada de usar palha de aço!);
  • panos limpos e macios;
  • escova com cerdas duras específicas para bike;
  • pincel de limpeza ou escova limpa corrente (há modelos específicos para bike);
  • óleo lubrificante específico para bicicleta;
  • desengraxante específico para bicicleta.

Esta lista de produtos é indicada para limpar a bicicleta de forma mais adequada, mas caso você deseje realizar uma limpeza completa o ideal é procurar uma oficina especializada.

Além disso, você precisará de uma área na sua casa, como uma garagem ou quintal, para fazer a limpeza.

Comece passando um pano

Antes de começar a lavar bicicleta, prepare a sua bike para isso. O ideal é passar uma escova ou pano por cima para tirar a sujeira mais leve e, se preferir, desmontar algumas peças (especialmente as rodas) para facilitar o trabalho.

Comece o trabalho pela relação da bike, que é a parte mais sensível. Depois, siga para as outras partes.

Use o desengraxante e enxágue bem as peças

Aplique o desengraxante específico para bicicletas no sistema e o pincel para ir, cuidadosamente, cuidando de cada peça. Passe pelas polias, coroas e cassetes. Use a escova limpa corrente para remover a sujeira acumulada nessas peças.

Para finalizar, enxágue as peças com pouca água e seque-as com um dos seus panos macios. É importante não jogar a água com força nos rolamentos do movimento central, cubos e caixa de direção, pois isso pode remover a lubrificação interna da bike.

Lave as rodas e tire a sujeira pesada

O próximo passo para lavar bicicleta é lidar com as rodas. Aqui, dependendo do uso, estará a sujeira mais grossa da bike. O ideal para facilitar a vida é desmontar as rodas da bicicleta para limpá-las, mas não é obrigatório. Dá para fazer o trabalho com a bike montada.

Comece aplicando o desengraxante em toda a superfície da roda e dos aros. Depois, use a esponja macia para limpar o aro e os raios da bike.

Com os pneus, você pode usar a escova com cerdas duras, especialmente se há muita terra acumulada e presa nos sulcos do pneu. Caso seja necessário, vá aplicando água para amolecer a terra e tirá-la com mais facilidade.

Tenha cuidado para não aplicar a água com muita força nas peças para evitar a remoção de lubrificação da bicicleta!

Faça a secagem da bicicleta e a finalização da limpeza

Para finalizar, seque bem os aros e raios da sua bicicleta e inicie a limpeza do quadro da bicicleta. Esta parte provavelmente estará um pouco mais gordurosa, por estar em contato direto com as suas mãos.

Aplique o desengraxante no quadro e esfregue bem com a esponja macia, enxágue para tirar o excesso e finalize com o pano seco.

Finalize a limpeza da bike

Depois de lavar bicicleta, secar todas as peças com cuidado e montá-las novamente em posição, você precisa apenas finalizar o tratamento com um pouco de óleo.

Como você limpou bem o sistema de propulsão, ele estará mais seco. Todavia, ele precisa de um pouco de óleo lubrificante de bike para funcionar adequadamente.

Por isso, aplique uma gota de óleo lubrificante em cada um dos elos da corrente da sua bicicleta, de forma que o sistema funcionará sem problemas até a próxima limpeza.

Lavar bicicleta é um processo importante para a manutenção da sua bike. Isso garante um melhor funcionamento, além da parte estética. Agora que você já sabe como fazê-lo, poderá cuidar bem do seu equipamento para que ele dure por muitos anos.

Aproveite que está por aqui e curta a nossa página no Facebook. Assim, você verá por lá todo o conteúdo que postamos e participará das discussões conosco!

Cadastre-se na Newsletter
X

Receba nossos conteúdos por e-mail.
Clique aqui para se cadastrar.