O que avaliar ao comprar bicicleta?

O que avaliar ao comprar bicicleta?

Não há um esporte que não exija precauções quanto ao equipamento usado em sua prática. Materiais e acessórios impróprios poderão causar situações desagradáveis ou perigosas. Com o ciclismo não é diferente. Deve-se avaliar diversos fatores ao se comprar bicicleta, seja ela nova ou usada.

Ao escolhermos bicicletas que não são ideais para os propósitos que buscamos, logo aparecem problemas ao pedalar. Eles podem estar relacionados, principalmente, ao conforto e à segurança. Listamos algumas dicas para você acertar ao comprar a sua bike com todo o preparo e confiança necessários. Leia e descubra!

Verifique sempre a procedência do produto

Começaremos falando da questão da procedência da bicicleta. Nesse caso o que se deve avaliar é a marca dela. Com a prática e a vivência no meio você ficará mais habituado às diferentes modalidades, modelos e marcas. Pergunte a amigos e conhecidos o que eles acham daquela marca.

Ouvir diferentes opiniões sobre tal marca ou modelo deixará você preparado para, um dia, avaliar com toda autonomia. É algo fundamental para comprar bicicleta fazendo uma boa compra. Você verá que há modelos para corridas, provas, terrenos acidentados e montanhosos, uso urbano e muitos outros. Essa escolha faz toda a diferença.

Esteja atento ao tamanho do quadro

Sua pedalada precisa de potência e também de conforto. Para isso, é importante que seus joelhos não sofram com o esforço. Ao escolher a bicicleta ideal, analise sempre o tamanho do quadro, a peça central dela. Lembre-se: o tamanho dele variará conforme a sua altura e outras medidas do corpo.

Se essa proporção não for seguida corretamente, a bike não ficará estável e a força da pedalada será inadequada. Fora isso, existirão mais chances de você sofrer lesões. Portanto, é imprescindível que você se atente a esse fator, tanto para as usadas quanto para as novas.

Realize o bike fit ao comprar bicicleta

Talvez você nunca tenha ouvido falar neste termo. Mas bike fit consiste em ajustar a bicicleta para uma determinada pessoa. Este é um dos passos mais importantes para verificar e ajustar a potência e a estabilidade da sua pedalada.

Ao adequar a bicicleta por meio do bike fit, o ciclista poderá utilizá-la na posição mais conveniente a ele. Fazendo isso, você estará apto a concentrar bastante força na pedalada sem se desequilibrar. Sendo assim, esse fator tem grande importância na hora de escolher o seu modelo.

Ao aproveitar essas dicas, é bem provável que você acerte ao comprar bicicleta. Tudo sempre feito com segurança e as adequações para seu tipo físico. Acredite, são práticas bem importantes para que seus passeios ou corridas possam ser tranquilos, seguros e confortáveis.

Agora só falta ir em busca da sua bike ideal! E aí, curtiu as nossas dicas? Aproveite para conferir os modelos disponíveis no nosso site, lá você encontra diversas bikes incríveis.

Cadastre-se na Newsletter
X

Receba nossos conteúdos por e-mail.
Clique aqui para se cadastrar.